''Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.'' Henry Ford

terça-feira, 15 de janeiro de 2013



O Cavaleiro da Dinamarca!

O Cavaleiro da Dinamarca é um livro de Sophia de Mello Breyner Andresen, editado em Portugal em 1964.  

Resumo: 
A obra conta a história de um homem que vivia com a sua família numa floresta da Dinamarca,no Norte da Europa. Numa noite de Natal, durante a ceia, quando todos estavam reunidos à volta da lareira, a comer e a contar histórias, comunicou-lhes que iria partir em peregrinação à Terra Santa, para orar onde Cristo tinha nascido e que, portanto, a partir daquela noite não estaria ali. Prometeu também que, dali a dois anos, estariam juntos de novo. Na Primavera seguinte partiu e, levado por bons ventos, chegou muito antes do Natal às costas da Palestina, onde visitou todos os locais sagrados relacionados com a vida de Jesus. 
Já de regresso à Dinamarca, uma tempestade violentíssima quase destruiu o barco em que viajava e ele teve que ficar em Itália. Aí conheceu várias cidades (Ravenna, Veneza, Florença, Génova) onde fez diversos amigos, como o Mercador de Veneza, que lhe contou a belíssima história de amor de Vanina e Guidobaldo. De Giotto e Dante,... Após inúmeras peripécias , consegue chegar à floresta em que vivia, mas uma tempestade quase lhe provoca a morte. No entanto, anjos acendem pequenas estrelas no abeto que ficava em frente à sua casa, guiando-o até ao calor do seu lar e da sua família... Quando ele ia pela floresta pensou seguir o rio até a sua casa mas não o encontrou ... Este foi andando sempre em frente sem destino e mais ao longe viu uma luz que se destacava pela sua grandeza... Esta, era a luz da sua casa.O cavaleiro não sabia disto, mas ainda assim resolveu ir atrás da luz, encontrando a sua casa. É por essa razão que se enfeitam os pinheiros no Natal e esta é a grande história do cavaleiro da Dinamarca.

Obtido em ''http://profpaulo.weebly.com/cavaleiro-da-dinamarca.html'' 
Livro ''O Cavaleiro da Dinamarca''
Sophia de Mello Breyner Andersen









Tradições de Natal ... 

Portugal: 

Portugal é um país cuja religião é maioritariamente católica e, como tal, a grande maioria das pessoas celebra o Natal de acordo com as tradições religiosas.
As casas são enfeitadas com ramos de azevinho e outros enfeites. Também se enfeita um pinheiro colocando na base os presentes para oferta. Compram-se presentes para todos os elementos da família.
O presépio é construído. Um presépio é uma lembrança do nascimento de Jesus. É decorado com pequenas figuras de barro e musgo, que é colocado sobre a árvore de Natal.
No dia 24 de Dezembro organiza-se um almoço/jantar onde a família se reúne. Algumas famílias tradicionais costumam ir à Missa do Galo que se realiza precisamente à meia-noite. Quando for meia-noite abrem-se os presentes.
No dia 25 de Dezembro organiza-se outro almoço/jantar onde a família se volta a reunir.Portugal é um país cuja religião é maioritariamente católica e, como tal, a grande maioria das pessoas celebra o Natal de acordo com as tradições religiosas.

Natal Português 




Dinamarca: 

Em dinamarquês chamasse ao Natal ‘’Jul’’. O natal na Dinamarca já é celebrado há imenso tempo e celebram o Natal com as tradições do cristianismo que foi introduzido no país há mais de 1000 anos atrás.
Só no dia 23 a árvore é montada, ou melhor, eles compram um pinheiro de verdade, colocam-no no meio da sala e todos da família devem decorá-lo. Nesse mesmo dia, à noite é servido o ‘’risengrød’’  que é uma espécie de arroz de leite com cobertura de açúcar, canela e manteiga .
O Natal só se celebra no dia 24 de Dezembro. Na tarde do dia 24 muitas pessoas vão à Igreja, mas é muito raro. A ceia é servida muito cedo, entre às 18h e as 19h. Pato e ganso são os pratos principais e são acompanhados com diversos molhos e batatas cozidas.
Depois de comerem, acendem as velas da árvore de Natal e dançam ao seu redor cantando músicas de Natal. É tradicional cantarem um número de músicas igual ao número de pessoas presentes. Depois de dançarem, abrem os presentes o que pode demorar algum tempo. Esta é a parte mas esperada da noite, por todos. 

Os dias 25 e 26 são feriados e as pessoas visitam-se umas as outras ou juntam-se e fazem um almoço ou jantar com a comida que sobrou da ceia. 

Filipa Carneiro


Natal Dinamarquês

Na Palestina...


 " Passado o Natal o Cavaleiro demorou-se ainda dois meses na Palestina, visitando os lugares que tinham visto passar Abraão e David, os lugares que tinham visto passar a Arca da Aliança, o cortejo da Rainha do Saba ....".  ( Pág 14)


Quem foi David? 


David foi o maior rei de Israel e foi um guerreiro poderoso e invencível. Foi um grande e importante homem tendo muitas glórias e dons na sua vida, como  por exemplo o dom da música, da poesia e dos salmos, que o levou a fazer o maior livro bíblico, o Livro de Salmos. Ele era um membro da tribo de Judo, e era o filho mais novo de Yishai (um agricultor cavalheiro com uma grande família). 

Como Israel estava em guerra, um dia o rei David foi enviado por o seu pai para levar um pacote de cuidados para os seus irmãos mais velhos em frente da batalha. Entretanto, Golias, um gigante homem desafiou qualquer um a lutar com ele e David deu um passo a frente e matou o Golias com uma pedra. 


O rei David tornou-se rei de Israel, expandindo e fortalecendo o reino. Este viveu até a idade de 70 e quando morreu o governo passou para o seu filho Salomão, que construiu o primeiro templo e cujo governa a Idade do Ouro de Israel.  




Rei David


Quem foi Abraão?


Abraão é uma personagem bíblica, a partir do qual se desenvolveram três das grandes vertentes religiosas da humanidade que são o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.

Na tradição judaica e cristã, Abraão era o pai dos filhos de Israel. Na tradição islâmica, Abraão é considerado um profeta do Islã, um antepassado de Maomé, através de Ismael. Abraão é uma das pessoas mais importantes na história de o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.

Abraão e a sua mulher, não podiam ter filhos. Então, deus prometeu-lhe que ele iria ter um filho. Quando Abraão tinha 100 anos, a mulher de Abraão teve um filho chamado Isaac. Deus testou Abraão e ordenou-lhe a sacrificasse Isaac. Como Abraão preparou-se para sacrificar o menino, Deus impediu-o , e Abraão sacrificou um carneiro que encontrou preso nos arbustos. O Novo Testamento demostra que Abraão é um exemplo de fé.

No Novo Testamento, Abraão é descrito como um homem de fé. Ele é considerado o santo padroeiro dos que estão no setor de hospitalidade.

                                                                                                       Ana Helena Alves
  
Abraão

Arca da Aliança













   

 

O que era a Arca da Aliança?  

A arca da aliança é descrita na bíblia como uma tábua com os dez mandamentos  e também veiculo de comunicação entre Deus e os seus povos.A arca foi orientada por Moisés, nela guardavam-se as duas tábuas da lei: a vara de Abarão e o vaso de maná. A arca era tratada, pelos hebreus, como um objecto sagrado com a própria representação de Deus na terra. Na guerra a arca era usada na frente do exercito hebreu para actuar como se Deus estivesse  a frente do exercito e foi usado durante a conquista de Canaã. 
A arca desapareceu durante a conquista de Jerusalém e a bíblia diz que um incêndio ocorreu no templo de Jerusalém queimando a Arca da Aliança.

A Arca da Aliança apareceu no filme ''Indiana Jones''.



Tiago Fernandes 


Chegada a Veneza...

" Depois, em fins de Fevereiro, despediu-se de Jerusalém e, na companhia de outros peregrinos, partiu.... . Entre esses peregrinos havia um mercador de Veneza com quem o Cavaleiro travou amizade ..."  (págs. 14/15) 
Apesar do mau tempo apanhado no percurso, chegaram ao porto da cidade de Ravena. De Ravena, e seguindo o conselho do mercador amigo, seguiu para Veneza.

Veneza, fica no país de Itália. 


A Praça de São Marcos é a Praça mais famosa desta cidade e é o principal destino turístico, com uma enumera abundância de fotógrafos, turistas e pombos.  A Praça de São Marcos é o lugar mais baixo de Veneza, e quando há excesso de chuva, é o primeiro sítio a inundar-se. 

A população Veneziana, deslocam-se por gôndola, que é uma pequena embarcação de remos, típica em Veneza.

Filipa Carneiro

Mapa de Veneza, Itália
Gôndola
Praça de São Marcos











História de Amor...

Em Veneza, e num final de serão, o mercador e o Cavaleiro ficaram a conversar na varanda. É então que o mercador lhe conta uma bela história de amor. (páginas 20 a 26).

As personagens desta história são Vanina e Guidobaldo. Estas duas personagens não se apaixonaram, então Vanina não casou com Arrigo.  O transporte que Guidobaldo usava para namorar Vanina era uma gôndola.  O tutor de Vanina não autorizava o namoro de Vanina e Guidobaldo, então os dois apaixonados decidiram fugir. Fugiram num navio de Guidobaldo e foram para bem longe. 

Quando Orso descobriu que Vanina e Guidobaldo fugiram, mandou quatro navios à procura dos fugitivos. Vanina e Guidobaldo, nunca foram encontrados. 

                                                                                                                                             Ana Helena 


"Daí a três dias, montado num belo cavalo que o mercador lhe oferecera, o dinamarquês deixou Veneza."  ( páginas 27/28 )


Guidobaldo e Vanina


Centro histórico de Florença
Florença...

Aconselhado pelo mercador dirigiu-se a Florença, onde chegou em princípios de Maio. (página 28)


O centro histórico de Florença é um dos monumentos mais famosos da cidade e também é um património mundial. O edifício remonta-se até o século XV e XVI. 
estilo arquitectónico do centro histórico de Florença é romano. 



Tiago Fernandes



Lisboa...

Depois de partir de Florença em direcção à Flandres, o Cavaleiro adoeceu e ficou alojado num convento de frades. Quando chegou a Flandres já era Inverno. ( páginas 42 e 43 ) Em Flandres, e em conversa com o negociante flamengo, na casa de quem ficou alojado (levando uma carta de recomendação do banqueiro Averardo) , este contou-lhe as suas viagens. Numa das suas viagens veio a Lisboa, onde embarcou numa caravela para as costas de África. 

Portugal, fica situado no sudoeste da Europa, na zona da Península Ibérica.  A Norte e a Este é limitado pela Espanha, a Ocidente e a Sul pelo Oceano Atlântico. Os arquipélagos atlânticos dos Açores e da Madeira fazem parte do território português. 

A capital de Portugal é Lisboa, e é o Rio Tejo que banha a cidade. Este rio, é o maior da Península Ibérica, estendendo-se ao longo de 1009 quilómetros. Nasce na serra de Albarracim, em Espanha, e desagua no oceano Atlântico. Em Lisboa, o Rio Tejo é atravessado por duas pontes. A Ponte 25 de Abril e a Ponte Vasco da Gama.  


Em Lisboa há alguns monumentos, muito famosos, como por exemplo:

São monumentos muito belos, onde vários turistas costumas ir visitar. Eu já vi o Aqueduto das Águas Livres e O Padrão dos Descobrimentos
Mapa de Portugal

Filipa Carneiro


Lisboa


Torre de Belém













Pêro Dias...



Partiram de Lisboa, dirigindo-se para sul, passando pelo Cabo Bojador e ancoraram no Cabo Branco. Continuaram a sua viagem para sul, ancorando em vários locais e contactando com os povos locais. Desses contactos, o negociante flamengo salientou a história do português Pero Dias e do seu encontro com um povo nativo africano. (páginas 49 a 57)


O Cabo Bojador situa-se na costa ocidental do Saara. O cabo branco situa-se na costa atlântica do Norte de África.

Mal que Pêro Dias desembarcou, ele foi confrontado com muitas flechas venenosas. Havia paragens onde os portugueses e os africanos ja se tinham conhecido. O entendimento entre os dois povos era muito fraco porque falavam diferentes línguas. Por causa deste desentendimento houve muitas guerras e mortes.

Os marinheiros enterraram o corpo de Pêro Dias juntamente com uma cruz. Os outros marinheiros concluíram que já não eram tão diferentes porque tinham o sangue da mesma cor.

Tiago Fernandes
Viagem de Pêro Dias










Regresso a Dinamarca...


Depois de ter passado algum tempo na Flandres, e apesar do convite do negociante para que viajasse nos seus navios, o Cavaleiro decide regressar à Dinamarca. Partiu embora fosse Inverno. Caminhou durante longas semanas, até que chegou a uma povoação perto da sua casa. (páginas 60 e 61)


O Cavaleiro chegou  a Dinamarca na antevéspera do Natal, ao fim da tarde. Ele foi recebido pelos amigos com muita alegria pois estes, pensavam que ele se tinha perdido. Os seus amigos achavam que o cavaleiro se tinha perdido, porque esteve muito tempo ausente. O Cavaleiro da Dinamarca, esteve ausente dois anos. 
                                                                    
                                                                                                                                Ana Helena


Chegada a Dinamarca...

Apesar do frio e das contrariedades queria chegar, sem falta, à sua casa. No entanto, havia o perigo dos lobos, a que ele não deu importância. Continuou o percurso. Os esquilos, raposas e veados já estavam nas suas tocas. Também ouviu o ronco de um urso. (páginas 66 a 68)

O cavaleiro ia a cavalgar na floresta e ouvia o respirar dos animais, e sentia o olhar feroz de cada um deles. Mais adiante ouviu o ronco dum urso, e ficou assustado e com medo. Ouvia o urso a pousar as suas patas em frente do pescoço do cavalo. Sentia o seu pêlo tocar-lhe na mão.

Quando o Cavaleiro, viu o urso disse-lhe em voz alta que era dia de trégua, pois era dia de  Natal,  e então o urso recuou e desapareceu.  Foi assim que o Cavaleiro consegui impedir o urso de o atacar.

Filipa Carneiro

Cavaleiro da Dinamarca

O Cavaleiro continuou o seu caminho, apesar de ser noite e não ver nada à sua frente. Já estava desesperado quando se lembrou de Jerusalém, de Baltasar, Gaspar e Melchior. Então, o Cavaleiro rezou a oração dos Anjos e voltou a ganhar confiança. ( páginas 69/70 )


Na chegada, o cavaleiro lembrou-se dos três Réis Magos (Baltazar, Melchior e Gaspar). 
Eu já conhecia estas personagens, desde quando ouvi a história do nascimento de Jesus. 
 Ana Helena



Os três Réis Magos


   De repente, e no meio da escuridão, o Cavaleiro viu      uma pequena claridade. A luz continuava a crescer à medida que se aproximava. (páginas 70 a 73) 



    A luz que iluminava floresta para conduzir o Cavaleiro até casa era uma árvore (a maior da floresta) que estava coberta de luzes. Porque os Anjos do Natal a tinham enfeitado com dezenas de estrelas. 
O cavaleiro sentiu alegria por ter encontrado a sua casa para poder passar o Natal com a sua família. Por causa desta historia, na noite de Natal iluminasse um pinheiro.   



Tiago Fernandes



Chegada do Cavaleiro a Casa

Comentários acerca da Obra...

Filipa  Carneiro –   Eu gostei muito sobre este livro, era interessante e muito religioso. Sempre gostei dos livros da Sophia Mello Breyner Andersen.  Esta história foi muito bem escrita, com uma enorme abundância de figuras retóricas.  Fala sobre um corajoso Cavaleiro que apreciei muito, pois teve a coragem de viajar da Dinamarca até a Jerusalém. Gostei especialmente da história de Vanina porque fala  sobre  uma rapariga presa num castelo por não se ter apaixonado pelo homem que o seu empregado lhe dissera que iria casar.  Acho que toda a turma do 7º ano gostou deste livro.

Tiago Fernandes - Eu gostei muito desta obra porque fala do meu tempo favorito na história o tempo medieval, e também fala sobre um cavaleiro que foi a Jerusalém rezar no dia de Natal na gruta onde jesus nasceu e ele queria voltar para casa no próximo natal para passar esse dia com a família.

Manuel Couto – Eu gostei  muito do livro porque era de uma escritora muito boa a escrever  e a dirigir textos.O livro não era muito do meu gosto, mas mesmo assim gostei de algumas partes. Espero que os meus colegas, tenham gostado.


Ana Helena – Eu gostei muito desta obra, porque fala sobre um corajoso cavaleiro que passou por muitas aventuras e desventuras. Também, as histórias que o cavaleiro ouvia durante as suas viagens, eram encantadoras. Gostei muito deste livro. Esta obra inspirou-me nas composições de português e ajudou-me a escrever palavras mais complexas.  








Sem comentários:

Enviar um comentário